Para entender o porquê da agressividade nas crianças, primeiro é preciso saber que, até o desenvolvimento da fala, a única forma de comunicação é a não verbal: expressões corporais e sons (gritos, choro…)

Portanto, quando a criança bate/morde/empurra não significa (necessariamente) que ela seja agressiva, mas que ela quer se comunicar de alguma forma. Do mesmo jeito que ensinamos as crianças a andar, comer, falar, também precisamos nos preocupar em ensinar como canalizar os sentimentos. Se estou triste, frustrado, angustiado, irritado, preciso procurar um outro jeito de demonstrar, que não seja machucando o outro.

O melhor a fazer, no momento da agressão é ajudar a criança a reconhecer o sentimento e legitimá-lo. “Percebi que você está com raiva porque seu amigo não quis brincar com você, mas que tal usarmos as nossas palavras para expressar isso ao invés de bater?” A criança que não sabe falar, vai ter muito mais dificuldade em conseguir se expressar, por isso a importância do trabalho, falar palavras pequenas: “Não gostei”, “É meu”, “Minha vez”…

O outro, que foi agredido, não necessariamente precisa ser outra criança, pode também ser um adulto, deve ser estimulado a responder que não gosta desse comportamento. NUNCA podemos “aceitar” que uma criança nos bate/morda/machuque pois ela é “pequena e não entende”. Se a criança não entende que é errado, ela vai continuar se comunicando assim.

Em casa, a importância de aprender a demonstrar seus sentimentos é fundamental para o desenvolvimento de uma criança saudável. Quanto mais modelamos e explicamos que  usamos as palavras para nos comunicar com o outro, menor é a chance da criança se tornar agressiva ou apenas usar o corpo para demonstrar o que está sentindo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s