Escrevi um post sobre Abuso sexual (aqui) e como ajudar o seu filho a se defender ou perceber que algo não está certo. Hoje quero falar sobre consentimento, não importa necessariamente a idade da criança, mas é importante que ensinemos consentimento para os meninos e para as meninas desde bem pequenos.

Primeiro de tudo, nossa cultura brasileira nos ensina que somos “pouco donos do nosso próprio corpo e desejos”, principalmente as meninas. Crianças são ensinadas desde bem cedo que devem fazer o que as mandam com o seu próprio corpo. Estou aqui para propor uma mudança nessa abordagem, não importa a idade, é sempre bom manter essa conversa atual com os filhos/alunos.

Se o corpo é nosso, deveríamos ter o direito de fazer o que quisermos com ele, certo? (claro que não estou tratando de segurança, mas de socialização). Se uma criança abraça uma outra a força, não me parece legal e deve ser conversado. É preciso pedir para encostar no corpo do outro, e por mais simples que isso possa parecer, é dessa forma que podemos combater os abusos.

Se eu ensino para a minha filha que ela TEM QUE abraçar tal pessoa, não estou a deixando livre para tomar as suas próprias decisões com o seu corpo. Talvez aquilo a deixe desconfortável, mas ela faz mesmo assim, pois foi mandada. Parece uma besteira, mas acredite, é importante ensinar as crianças a estabelecerem barreiras no próprio corpo: se te incomoda/desconforta, não faça.

Incentivar demonstrações de afeto é maravilhoso, desde que os dois estão de acordo. Mas como eu sei se existe desejo dos dois lados? Simples: pergunte! Fulana, você quer dar um abraço no fulano? Fulano, pergunte para sua amiga se ela quer receber um abraço! Fulana, percebi que está triste, posso te dar um abraço?

Além do mais, reconhecer os próprios desejos são habilidades brilhantes para desenvolver na Educação Infantil. Até quanto eu me sinto confortável? Quando preciso dizer que não estou mais gostando? Até onde é o meu limite. Vamos pensar sobre o jeito que estamos educando nossas crianças, é o nosso futuro!

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s