Depois de dançar ballet por diversos anos ao longo da minha vida, percebi que talvez essa tenha sido o meu maior aprendizado: ser forte mas soar delicada. Claro que as pessoas são diferentes, mas pra mim o grande desafio sempre foi a força. Ser firme, imponente, o lado mais agressivo da dança, o responsável por desenhar os músculos, foi tão difícil. Me atrevo até a dizer que foi aumentando conforme fui amadurecendo.

Na Educação Infantil a firmeza é tão importante quanto na dança, ela traduz segurança e ao mesmo tempo cuidado. Já notaram como as crianças precisam da firmeza dos adultos? O quanto elas depositam em nós? O mundo delas está em pé porque nós estamos lá segurando. A confiança de saber que tem sempre alguém ali olhando é completamente necessária para um desenvolvimento saudável. Enquanto as crianças estão ali dançando, nós estamos nos preparando para os próximos passos.

Mas segurança não é só dar a mão enquanto atravessamos a rua, é também dizer que está na hora de dormir e ponto final. É saber qual o momento de ser firme sem ser agressiva. É impor seus limites, construir juntos nossas regras, mas também saber ceder. É dar colo, mas repreender quando está errada.

É dançar conforme a música, é muito muito ensaio para 1 hora de espetáculo.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s