Trabalhar com Educação é muito engraçado, principalmente quando pensamos que o tempo inteiro estamos tentando ensinar coisas que nós ainda não aprendemos.

Solucionar problemas: sempre incentivamos as crianças a terem autonomia e resolver seus problemas sem ajuda. Mas nós conseguimos fazer isso? Quantas vezes nós não pedimos ajuda?

Acalmar o nosso corpo: o quão difícil é dizer para a nossa mente que ela controla o nosso corpo? O quão fácil é falar isso para o outro? Quantas vezes eu me pego sem conseguir controlar os meus pensamentos, surtando, mas vivo dizendo para as crianças da necessidade de se acalmar sozinha.

Conviver com o outro: quantas professoras chamam os amigos da sala de amigos? Mas somos todos amigos? Somos obrigados a sermos amigos de todos? Na vida real isso não acontece e tá tudo bem…

Aprender a ouvir: quão difícil é saber esperar aquilo que a gente precisa falar, por vezes vários minutos? Não interromper o outro, ouvir e realmente prestar atenção no que o outro está falando.

Entender o sentimento do outro: quantas vezes não julgamos o comportamento do outro, sem pensar no que ele pode estar passando, ou nos colocar no seu lugar? Quantas vezes passamos por cima do sentimento do outro sem nem perguntar como ele está se sentindo, se está tudo bem.

Pedir desculpas: quem aqui acha fácil admitir o seu erro e pedir desculpas para o outro? Quantas vezes o nosso orgulho não falou mais alto?

Vamos elogiar nossas crianças!

A cada capacidade de demonstrar respeito, atenção, resiliência, habilidades sociais são passos gigantes na caminhada em direção à maturidade. Elogie pelo simples fato de tentar! Não sejamos hipócritas, nós sabemos o quão difícil são todas essas habilidades que estamos exigindo.

Advertisements

One thought on “Quantas vezes dizemos para as crianças se acalmarem, mas nós ainda não aprendemos a fazer isso?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s