Sabe aquela convenção antiga de que menino usa azul e menina rosa? Ou pior: menina usa várias cores, mas menino não pode, vai ferir a masculinidade dele. Gente, vem cá, precisamos falar sobre isso.

Quem aqui se sentiria incomodada se o filho pedisse pra comprar uma boneca?

Vou ser bem sincera: cores, brincadeiras, bonecas, livros, não tem gênero. Não existe brincadeira de menino ou menina, existem brincadeiras que desenvolvem habilidades, amadurecem, trabalham coletividade, respeito…

Você que tem filho e priva ele de brincar de boneca, casinha, cozinha, não é de ser uma dona de casa que você o está protegendo. É de conviver em grupo, de aprender a dividir tarefas, de brincar de de faz de conta, relacionar a brincadeira com o papel social, fantasiar, desenvolver criatividade.

Já ouviu falar que menina amadurece mais rápido? São mais bem resolvidas? É justamente por isso. A menina, em geral, tem maior flexibilidade na hora de brincar, tem mais possibilidades. Ninguém restringe suas escolhas. E aí eu te pergunto: por quê você faz isso com o seu filho? É equivalente a trancar o seu filho num quarto e o impedir de brincar, não tem vantagem. Cria-se uma barreira tão grande entre os gêneros que os meninos crescem e ficam uma vida inteira precisando provar sua masculinidade, pois tem certas coisas que eles não “podem” fazer.

Pense bem na próxima vez que for restringir brincadeiras, isso não é saudável, nem para a criança e nem para a sociedade. Criamos meninos com inteligência emocional inferior às meninas, daí a necessidade de desmerecimento e auto afirmação o tempo inteiro.

Ah, só pra lembrar: Sexualidade se define por desejo, atração, jamais por brincadeiras.

Advertisements

One thought on “Vamos falar sobre gênero?

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s