Resolvi escrever mais sobre o meu curso de Educação Infantil (ECE) no Canadá porque tenho recebido várias perguntas. Então se você tem vontade de fazer pedagogia no Canadá, ou tem curiosidade em saber como as coisas funcionam, esse post é pra você.

Pois então, eu mandei a minha application do Brasil para um college aqui que se chama George Brown. Fiz tudo pela internet, organizei os documentos e enviei (nada de mais, cópia de passaporte, diploma do ensino médio, histórico escolar, pontuação (mínima) 85 no TOEFL…) O curso que eu apliquei chama EARLY CHILDHOOD EDUCATION. Em cerca de 2 meses me responderam com uma carta de aceite, com a oferta da faculdade me convidando para fazer o curso.

Meu curso tem a duração de 2 anos (quatro semestres) – podendo ou não serem cursados durante as férias de verão (junho, julho e agosto). Eu resolvi fazer tudo direto, emendei as férias e vou terminar em 15 meses.

São 4 semestres e 4 estágios obrigatórios, supervisionados (que duram metade de 1 semestre – 2 meses e meio. O resto são as aulas presenciais, full time). São estágios não remunerados, trabalhando de segunda a sexta, 8 horas por dia, seguindo o horário de alguma ECE (professora de Ed. Infantil). As escolas variam, e a faixa etária também. Podendo ser pública ou particular, de 0 a 12 anos (tem o programa das crianças que ficam no Day Care depois da escola).

As avaliações são diárias e englobam: profissionalismo, pedagogia, higiene/saúde e reflexão sobre a prática. Resumindo, eles te avaliam desde a sua disponibilidade física e emocional até se você chega no horário e atende as normas de ética. Tem uma lista de checks que você precisa concluir para passar para o próximo estágio, e estes vão ficando cada vez mais elaborados, conforme você vai passando de semestre.

Comandar a rotina, planejar excursões, conversar com os pais, redirecionar crianças são algumas das coisas que são esperadas durante a evolução de todos os placements (estágios), sendo que a partir do momento que você se forma, deve ser master em todas os ítens.

Mas aí você me pergunta, e funciona?

Vou ser sincera, nunca me senti mais preparada para comandar uma sala de aula do que hoje. Isso porque eu já era professora antes de vir pro Canadá. É como se você fizesse tanto, que algumas coisas viram automáticas. É tanta observação, negociação, prova oral, avaliação, newsletter, posicionamento que vou te contar…acaba virando parte da sua rotina mesmo. Entrar, contar quantas crianças, não virar de costas, observar atentamente, analisar quais habilidades foram aprendidas, quais precisam melhorar, anotar, contar quantas crianças…

A última parte foi uma brincadeira.

Eu já tinha uma formação teórica antes e vir pro Canadá, e também já tinha cursado 2 anos de pedagogia no Brasil (e meu curso foi extremamente teórico) então pra mim foi muito benéfico uma visão bem prática do negócio. Avalie isso também, a pedagogia é traiçoeira, e por mais que você ache que já sabe “cuidar de criança”, não se esqueça que a teoria é a sua raíz e vem em primeiro lugar. Não existe profissional que não esteja sempre estudando, pesquisando e se reinventando.

Advertisements

3 replies on “Sobre o meu curso de ECE (Educação Infantil) no Canadá

  1. Que bacana, ler sobre sua experiência, Elisa. Sou formado em Relações Públicas mas sempre fui apaixonado pela educação, principalmente a infantil. Estou para iniciar o curso de Pedagogia aqui em Curitiba e andei pesquisando sobre ECE e formação para educação infantil no Canadá. Muitos colegas falaram sobre como é complicado trabalhar com educação infantil sendo homem, por muitos motivos. Então queria saber sua opinião sobre essa questão e se você indica o George Brown. E também se é possível conciliar os estudos e estágios trabalhando. Abraço.

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s